A remodelação da farmácia é um passo importante a não descurar, que deve ter em conta diversos fatores. Neste artigo iremos centrar o nosso enfoque na necessidade da modernização do espaço, venda e comunicação de produto.
A realidade das farmácias portuguesas tem vindo a sentir uma mudança no setor, de forma cada vez mais evidente, apresentam-se como uma área de grande complexidade, exigência, competitividade e modernização. Sendo fulcral existir uma atualização da postura comercial e do espaço de atendimento, refletindo-se tanto na exposição e tipo de produtos, como na comunicação e consequente atração de novo público. Não obstante a todas estas situações, verificamos que o farmacêutico de hoje tem a necessidade de estar em diversos locais ao mesmo tempo. Tal só é alcançado com inovação e modernização.
Modernização do Espaço
A Remodelação da farmácia é uma forma de tornar o espaço mais atrativo, comunicativo, tecnológico e funcional. Aliado a estes fatores, irá diferenciar o espaço da concorrência, que por conseguinte ajudará a manter os clientes habituais e também convidar um maior número de transeuntes a entrar, percorrer o espaço e consumir.
No entanto, não deve ser apenas encarado como uma forma de nos atualizarmos e cativarmos clientes. Dado todos os avanços tecnológicos e todas as novas exigências comerciais, torna-se de elevada importância que o seu espaço seja capaz de atrair público, e ao mesmo tempo, possuir todas as ferramentas para que os seus colaboradores consigam executar o melhor atendimento possível com os melhores meios ao seu dispor.
Por outro lado, conforme diversos estudos o comprovam, um espaço renovado e agradável contribui para uma equipa mais feliz e satisfeita, acabando por se refletir no atendimento prestado ao cliente, na preocupação com o espaço e na sua manutenção.
Venda e Comunicação de Produto
Na atualidade a farmácia proliferou-se enquanto espaço não apenas de medicamentos sujeitos a receitas médicas, mas também de aconselhamento e experimentação de outros produtos diretamente relacionados com a saúde e bem estar, sendo este um dos pilares fulcrais na faturação mensal da sua farmácia. Posto isto, é de elevada importância que estas zonas sejam bem definidas, consigam destacar-se das restantes áreas de venda, sejam capazes de ocupar zonas quentes da farmácia ou que comuniquem de forma clara.
Para tal é necessário que a empresa que escolha para a remodelação da sua farmácia domine estas valências, para que consigam desenvolver a sua farmácia a seu gosto e potencializar as suas vendas. Desta forma, ficará livre para se preocupar com o essencial: gerir a sua farmácia.
Quando devo fazer uma remodelação?
O que aconselhamos é que seja realizada uma remodelação a cada 10 anos, no máximo. Embora estejamos conscientes que esse prazo é influenciado não só pelas características da sua farmácia, mas também pelas da sua concorrência. Sugerimos que vá analisando todas as novidades do setor, e que adeque a oferta dos seus serviços e produtos ao seu público e meio local.
Questões que deve colocar antes de iniciar o seu projeto:
Intenção: construção, remodelação, transferência ou ampliação?
Alvo: quem é o seu público e que tipo de atendimento pretende?
Serviços: que serviços quer disponibilizar?
Expectativas: como imagina o aspeto final do seu espaço?
Orçamento: quanto pretende gastar na sua farmácia?
Objetivos que pretende alcançar com a remodelação:
Quer rever a disposição da sua farmácia? Otimizar circulações e exposição de produtos?
Pretende aumentar os serviços oferecidos e ampliar o espaço físico da sua farmácia com novos gabinetes de atendimento personalizado?
Gostaria de tornar a sua farmácia mais eficiente, funcional e ergonómica?
Pretende alterar o aspeto visual da sua farmácia?
Quer melhorar a comunicação do produto e aumentar as vendas da sua farmácia?
Gostaria de tornar a sua farmácia mais tecnológica?
Obra Chave na Mão?
A realização de uma obra chave na mão indica ao cliente que não terá que se preocupar com qualquer questão relacionada com a obra, pois esta será executada exatamente como definido. No final, serão devolvidas as chaves, sendo apenas necessário colocar o produto nos expositores.
Para tal, é necessário que a empresa que escolha domine as diversas especialidades e legislação de saúde, tanto no momento do projeto, como depois, na hora de realizar a obra.
Porquê a Impacto Criativo?
Presente no mercado desde 2008, a Impacto Criativo possui um vasto portfólio de projetos de remodelação de espaços ligados à saúde. Tendo como valores a qualidade, profissionalismo, inovação e criatividade, como os fatores que nos distinguem quer na fase do levantamento das necessidades dos clientes, quer na fase da conceção dos projetos, assim como na realização e acompanhamento das obras. Sendo essa excelência técnica e estética que procuramos implementar em todos os projetos que realizamos.
Fazemos questão de estar sempre próximos dos nossos clientes, de forma a perceber o que estes idealizam para o seu espaço. Só assim conseguimos criar ambientes únicos e personalizados, nunca esquecendo a funcionalidade dos espaços e a excelência dos materiais.
Artigo de Diogo Gomes, Arquiteto na Impacto Criativo