• Post category:Opinião

Já pensou em utilizar materiais sustentáveis durante a sua obra, diminuindo a pegada ambiental causada pelos mesmos?

A utilização de fontes de energia não renováveis, a produção exagerada de resíduos e o consumo excessivo de matérias-primas são alguns dos fatores que fazem com que este setor seja um dos mais poluentes. A construção sustentável representa esta mudança no respetivo setor.

Afinal, qual o real impacto de utilizar materiais sustentáveis?

Hoje apresentamos 4 benefícios dos imensos que o uso dos materiais sustentáveis traz.

  • Menor impacto ambiental

O uso de uma construção consciente e mais sustentável, evita todos os prejuízos que uma obra “normal” daria ao meio ambiente – nomeadamente a grande quantidade de emissões de dióxido de carbono, materiais desperdiçados e uso exagerado de energia. Além disso pode diminuir o custo final do projeto e, quem sabe, até o seu tempo de conclusão.

  • Redução de custos

É possível diminuir custos através da otimização dos processos de construção e manutenção dos materiais, pois exige menor atenção a longo prazo. A existência de incentivos fiscais, que são cada vez mais frequentes para a aplicação de práticas sustentáveis.

  • Valorização no mercado

Essa tendência representa atualmente o melhor negócio no segmento imobiliário, uma vez que agrega valor ao imóvel e promove economia nos custos das obras.

  • Durabilidade dos materiais

Quanto maior a vida útil dos produtos, menores são a necessidade de substituição dos mesmos. O elevado consumo de recursos materiais é um dos maiores problemas ambientais da construção.

 

Os revestimentos podem e devem partir de materiais mais sustentáveis. Para além de serem métodos amigos de ambiente, trazem outros benefícios, anteriormente referidos, que se refletem a longo prazo.

Uma escolha ecológica é uma escolha responsável.